.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

A PÉROLA


Recentemente lendo sobre curiosidades, deparei-me com uma reportagem que me deixou pensativa. Falava sobre pérolas, gemas valiosíssimas entre tantas outras pedras preciosas. Muitas lendas cercam as pérolas, os hebreus acreditavam ser elas, as lágrimas vertidas por Adão e Eva depois do crime do filho Caim. Já para os romanos, as pérolas seriam os choros das ninfas, que depois eram consagradas a Vênus por ter esta Deusa nascida no mar.

Os Orientais acreditavam ainda serem as pérolas o fruto do casamento da ostra com o orvalho.

Enfim, as lendas por serem sempre a parte lírica e romântica de algum fato, deixaram traduzidas e impressas a admiração por esta gema preciosa, e acreditava-se ainda, que ela protegia a inocência e era símbolo de pureza.

Mas meus pensamentos se voltaram para uma frase que dizia... “As pérolas são os frutos da dor.”

Quando um grão de areia penetra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas para proteger o corpo indefeso da ostra.

Fiquei por dias refletindo sobre as palavras lidas, e concluí ser uma verdade.

Se eu passar a vida me protegendo como uma simples ostra, se não me arriscar, se não tentar um novo desafio, se viver fechada e protegida, se for omissa serei apenas mais um molusco a povoar os mares, não terei nenhum valor, nada terei produzido.

A concha de uma ostra é feia e sem atrativos, mas em seu interior brilha do nácar que o reveste, pronto a produzir uma jóia rara.

Se eu quero deixar algum ensinamento precioso, ou fizer valer os meus dias de ostra, é necessário que eu abra a minha concha e permita que os grãos de areia nela penetrem, mesmo sabendo que neste processo sentirei muita dor, só assim produzirei uma pérola. Então terei feito alguma coisa que terá valido a pena, pois aquela gema valiosa não irá desaparecer comigo, se perpetuará como ensinamento.

Porém para que isso ocorra, é necessária grande coragem e boa vontade, de cobrir aqueles grãos com muitas camadas de amor, deixa-los ferir nossa alma, e depois lapida-los até que se transformem em algo realmente valioso.

Não há como negar que é necessário todo um processo para que haja um resultado.

Os grãos da areia branca e macia, que por vezes achamos inofensivos, entram em nossas vidas e tentam nos destruir, causando-nos muita dor, mas a sabedoria que adquirimos com o tempo, faz-nos reverter este mal em ensinamentos.

Quem de nós já não foi traído de alguma forma? Quem de nós já não se desiludiu? Quem de nós já não verteu lágrimas durante esta trajetória?

Lembre-se apenas de que uma ostra que não foi ferida, não produz pérolas. Pois uma pérola nada mais é, que uma ferida cicatrizada.

8 Comentários:

  • Po tou emocionado, portou-se como uma mestra.
    Melhor, sendo uma pérola despejou pérola de sabedoria em cima da gente.
    Lindo texto maninha

    Por Blogger JOSÉ TORQUATO DE BARROS FILHO, às 6 de dezembro de 2007 às 12:18  

  • ..amiga s perolas sao feridas....entao eu sou 1 ostra...xeia delas!!!!lindo texto!!bjos

    Por Blogger maria tereza, às 6 de dezembro de 2007 às 15:32  

  • Emocionante seu texto, realmente é preciso sofrer e aprender com as experiências.... só assim nos tornarem uma pessoa humana melhor e mais sábia.
    Pérola é você com toda a sua sabedoria.

    Por Blogger Fátima, às 6 de dezembro de 2007 às 17:45  

  • Cara Cristiane, mais uma pérola de sua crônicas. Parabéns!

    Por Blogger Unknown, às 8 de dezembro de 2007 às 17:07  

  • Adorei!!mescla informação com sensibilidade,com lição de vida.
    Claro que estamos constantemente aprendendo, mas vc já é uma artista nata, Cristiane.Parabéns!

    Por Blogger Zilda Costa, às 10 de dezembro de 2007 às 04:04  

  • THEMIS
    A PÉROLA
    É VERDADE NANE PARA PASSARMOS NA NOSSA VIDA POR ESSE PROCESSO DE CONCREÇÃO CALCÁRIA EM FORMA DE GLÓBOLO,BRILHANTE E NACARADA,ENFIM PARA NOS TRANSFORMAR EM UMA PÉROLA... É DOÍDO É...PENOSO...ENCONTRAMOS ENTRAVES DIFICULTOSOS ...PORÉM ISSO TUDO QUE NOS FAZ TORNAR FORTES PARA AGUENTARMOS OS FARDOS DA VIDA,UMA PESSOA BONDOSA,DE QUALIDADE, TRANPARENTE COMO UMA GOTA DE ORVALHO.

    A NATUREZA NOS DÁ EXEMPLOS IMENSURÁVEIS.

    VOCÊ LITERALMENTE É UMA PÉROLA!
    PARABÉN PELO BELO TEXTO.

    Por Blogger Themis, às 10 de dezembro de 2007 às 04:26  

  • Cris,
    tempo desses montei uma ilustração com referência ao tema em apreço. Gostei muitíssimo da recordação de valiosa sensibilidade.

    Por Blogger Ton MarMel Advocacia, às 11 de dezembro de 2007 às 22:48  

  • Cristiane,você escreve com a alma.
    A simbologia da pérola é linda!
    Aprender a amar verdadeiramente, eis o grande desafio. É preciso mergulhar profundo, até descobrir a pérola e sentir-se feliz pela descoberta, pelo prazer do aprendizado.
    Beijos!

    Por Blogger Neneca Barbosa - Um ser humano em evolução!, às 13 de dezembro de 2007 às 03:50  

Postar um comentário

<< Home