.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

FOGO DE PALHA


Tenho pensado quantas vezes já ouvi isso... Fogo de palha...

Mas o que significa realmente, ser fogo de palha...

A palha queima com rapidez, isso eu sei... Porém mesmo depois de queimada, a palha mantém ao nosso redor o calor das brasas que já se apagaram, e deixam um aroma leve no ar, diferente das grandes chamas, que chegam e devastam, fazendo a maior fumaça, e impregnando tudo o que esta a sua volta com o cheiro de carne assada, pensando bem, ser fogo de palha não é assim tão ruim...

Tudo é uma questão de ótica.

Já tive alguns “incêndios” na vida, destes que te esquentam em demasia e depois são apagados com jatos do puro gelo da indiferença... Não me valeram de nada, mas em compensação, os pequeninos incêndios do tipo palha, deixaram em mim um calorzinho sereno que gosto até hoje de sentir.

Lembro-me mais destas pequenas e rápidas chamas, do que daquelas intrépidas e intensas que se apagaram do mesmo jeito, e ainda deixaram uma fuligem lascada para ser limpa.

Em determinados momentos da vida costumava fazer muitos planos, e nem todos foram passiveis de serem realizados, costumava então ser chamada assim, de fogo de palha, mas na verdade nem sempre o que planejamos na teoria funciona na prática, porque tudo vai depender de uma imensa série de fatores externos... Tudo tem a hora exata de ser e de acontecer, independente de nossa pressa ou de nossa ansiedade.

Há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu:
Tempo de nascer e tempo de morrer,

Tempo de plantar e tempo para colher o que se plantou...”(Eclesiastes:3)

Estive lendo minha lista de intenções para o ano que vem, na noite do dia 31 de dezembro, costumo pegar a antiga lista e conferi-la, faço isso há muito tempo, e já reparei que alguns itens da lista levam anos para serem cumpridos, então copio novamente os que não dei conta de realizar, para a nova lista, e assim passo mais um ano na tentativa de cumprir os objetivos que me impus, e sei que terei que fazer isso munida de muita paciência e amor, nada de impulsividade.

Quando falamos em amor, fico imaginando o que é amor fogo de palha...

Vou tentar ser mais prática... Quantas vezes esta semana você disse a alguém... Eu te amo? Ou ainda, quantas vezes você ouviu de alguém? Pode ter sido de qualquer um, filho, neto, marido, namorado, vizinho, amigo, você disse ou ouviu um eu te amo de algum deles???

Pois é, nem eu.

Mas lembro-me em certos momentos de ter dito a algum deles diversas vezes em um único dia, e depois, nunca mais. E não que eu fosse fogo de palha, apenas percebi que certas coisas não temos necessidade de repetir todo momento, e nem com ardores de paixão, basta a suavidade na atitude de demonstrá-lo.

Termino este texto com as celebres palavras de um poema de Camões...

“Amor é um fogo que arde sem se ver,

É ferida que dói, e não se sente;

É um contentamento descontente,

É dor que desatina sem doer...”

Então o fogo não tem que queimar, e sim aquecer.

3 Comentários:

  • Oi Cristiane, me identifiquei com o que escreveu. Faco minha lista todo ano e realmente muitas coisas demoraram anos para acontecer, mas vieram. Tambem tenho meus fogos de palha. Parabens. Bjus

    Por Blogger Claudia, às 13 de dezembro de 2007 às 03:07  

  • "FOGO DE PALHA"...PARABÉNS LINDA CRÔNISTA...ADOREI
    RSRSRSRSRS....LEMBRO-ME QUANDO EU ERA CRIANÇA,ADOLESCENTE OU MESMO JÁ MOCINHA...SEMPRE ESCUTAVA MINHA MÃE USAR ESTA EXPRESSÃO:"THEMIS,DEIXA DE SER "FOGO DE PALHA",´SOMENTE ADULTA QUE FUI ENTENDER O QUE ELA ESTAVA QUERENDO DIZER COM AQUELAS PALAVRAS "FOGO DE PALHA".
    PORÉM COMO BOA AQUARIANA,SEI LÁ SE JUSTIFICA NÉ CIDA(ASTRÓLOGA/TARÓLOGA)...RS O MEU "FOGO DE PALHA"ESTAVA RELACIONADO ÀS MINHA ATITUDES DE LIBERDADE E AÇÕES IMPREVISÍVEIS QUE ADORO VIVÊ-LAS E REPENTINAMENTE TUDO SE VAI...COM CAUSA OU SEM CAUSA...SNFFF.
    VOLTANDO A CRÔNICA DE CRISTANE...RS ELA JÁ DÁ OUTRO ENFOQUE, DAQUELA CONCEPÇÃO QUE ESTAVA ACOSTUMADA E ACHEI MUITO INTERESSANTE,COMO A CRIS FOCALIZA O TEMA.
    ELA FAZ UMA ANALOGIA QUE DE REPENTE AQUILO QUE PARA MIM ERA UMA "COISA"NEGATIVA PASSA A SER LUBRICO.....RSRS É AQUELE FOGUINHO QUE NÃO DEVASTA E NÃO TERMINA,FICA ARDENDO EM SILÊNCIO...SÓ VC SABE QUE EXISTE DENTRO DE VC....RSRSRS.BEIJOS CRIS!

    Por Blogger Themis, às 13 de dezembro de 2007 às 05:30  

  • CRIS, QUERIDA AMIGA, PARABÉNS, SUAS CRÔNICAS VEM ENCHER MINHAS NOITES, AMO LE-LAS, SEMPRE VIAJO NAS SUAS ESCRITAS. BJO.

    Por Blogger Cristiane Aguiar, às 14 de dezembro de 2007 às 17:49  

Postar um comentário

<< Home