.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

EU E A CRISE

É impressionante como a mídia explora as notícias negativas que acontecem em outras partes do mundo, ao contrário do que se esperava, globalizaram as desgraças.
Crises financeiras existem desde que o homem inventou o comércio.
Em toda a história civilizada sempre se produziu a subsistência e posteriormente um excedente, com a finalidade de trocar ou vender, e depois disso nunca mais tivemos sossego.
Com a evolução veio a especulação, a sede de poder e de riquezas materiais, que em resumo tornou a humanidade cada dia mais afastado de sua ordem primitiva que era viver em sociedade.
Os povos foram divididos em grupos e catalogados, ricos, pobres, emergentes etc.
Uns com maior poder que outros, acabaram monopolizando todo o sistema mundial financeiro, e agora eu sou obrigada a ouvir pelo menos dez vezes ao dia, notícias destes poderosos e as asnices por eles cometidas.
É de saturar qualquer cristão, sem falar na ansiedade que acabamos por sentir, neste sobe e desce de números e cotações. Eu que não faço a menor idéia de como funciona o sistema financeiro no mundo, a única bolsa de valores que conheço, é a minha, que nem de couro é, e que dificilmente consegue manter “valores” dentro dela.
Em outros tempos não estaríamos tão apreensivos, pois certamente nem saberíamos dos detalhes destes problemas todos, e que ao final das contas, de nada adianta tamanho conhecimento da crise americana, visto que eu nada poderei fazer para mudar o rumo das coisas, a não ser esperar como qualquer espectador.
Se eu puder fazer alguma coisa, preciso saber o meu lugar nesta pirâmide, ou seja, lá em baixo, assim estou mesmo preocupada é com quem vão eleger em minha cidade para prefeito, por exemplo, se todos tivessem este pensamento, quem sabe não existiriam maus governantes quebrando países ricos como os Estados Unidos.
E já me cansei de ouvir falar em crise, desde que me conheço por gente eu escuto esta palavra como se fosse uma sentença.
Estou certa de que o mundo não vai parar por causa da dor de barriga dos americanos, e tão pouco se resolverá os problemas reais da humanidade, no máximo alguns ricos ficarão menos ricos, e alguns pobres mais pobres, mas nada que ameace a existência humana.
Meu maior receio não é a falta de dinheiro, e sim a falta de humanidade que se disseminou nestes tempos de modernidade, ainda não se viu nenhum chefe de estado contabilizar as perdas humanas pela falta de comida e de solidariedade, mas a preocupação com os grandes bancos e as grandes empresas, é mesmo prioritária.
Assim sendo, fico aqui quieta com meus pincéis e tintas, a reinventar os sonhos, e admito que a única crise que realmente me afetou, foi quando fiz 40 anos rsrs, mas até esta já superei.
“Oriunda do latim, o termo crise equivale à palavra vento. Indica, assim, um estágio de alternância, no qual uma vez transcorrido diferencia-se do que costumava ser. Não existe possibilidade de retorno aos antigos padrões.”
Entendo com isso, que as crises são boas, que elas podem ensinar que é necessário mudar as regras de um jogo apodrecido pela ganância.

7 Comentários:

  • Concordo plenamente, Cris!
    Grande abraço!

    Por Blogger Unknown, às 2 de outubro de 2008 às 09:51  

  • Ola amiga gostei do seu comentario muito inteligente e verdadero.

    Por Blogger Arte e Pintura Rupestres, às 2 de outubro de 2008 às 09:55  

  • Existia um senhor do interior que tinha um posot, com muita luta el foi crescendo, mandou os filhos estudaremna capital nas melhores faculdades.Quando depois de formado um dos filhso chegou dizendo: Pai, eu sei que esse posto é enorme, mas a crise esta vindo,vamos mudar, não vamos comprar ou aumentar....
    Passado dois anos, o posto ruim, parecia que a crise tinha chegado mesmo,o pai retomou o negócio da mão do filho, e embora com a dita crise ele voltou a crescer, como antes.
    O filho sem nada entender perguntou ao pai: Pai voce não tem medo da crise, ela quase acabou com a a gente.
    O pai disse na sua sabedoria:
    O que quiase acabou com a gente foi esse seu mdedo da crise....

    Por Blogger Unknown, às 2 de outubro de 2008 às 10:37  

  • ...amiga a crise e assaltos sao as noticias assustadoras da comunicaçao social....e o k + dinheiro da p eles venderem..tanta noticial util p ser publicada mas como nao da dinheiro fica no fundo da gaveta.....o grave e k o publico e o k gosta da desgraça....temos mesmo k nos isolar c nossas tintas e tentar eskecer o mundo imundo em k vivemos!!!!!!

    Por Blogger maria tereza, às 2 de outubro de 2008 às 11:33  

  • Já dizia Maximino Sandri meu pai:
    Plante pra colher..senti a crise desde pequena.Ufa quanta crise desde lá até hoje.
    Noticias ruins sempre vem só que agora em mais escala com a tv.
    Naquela época não tinha.
    Outros tempos aqueles parece que a crise vinha mas tinhamos sonhos.e hoje parece que impreguina na gente..
    Pena que temos que correr atras do prejuizo que nem sempre foi tão importante.Sempre fomos com muita sede ao pote.
    Mas vamos supera´la com sonhos..
    Ah como é bom sonhar ainda que efêmero..
    Amei a cronica cris!!!
    bjos

    Por Blogger Corina, às 3 de outubro de 2008 às 06:26  

  • Cristiane: concordo em parte com o que tu disseste. Mas tem um aspecto que acho que devemos ficar atentos. Essa crise decorre de um modelo de organização social chamado neoliberalismo. Muito resumidamente esse modelo defende que o tamanho do Estado deve ser reduzido, o dito estado-mínimo. A ele caberia a educação, segurança e saúde basicamente. O resto ficaria por conta da iniciativa privada que seria regulada pelas leis de mercado. Para chegar nesse estado-mínimo privatizaram tudo o que puderam. Pois bem, deixaram o capital financeiro agir livremente e deu no que deu.Pois é, este modelo foi defendido com unhas e dentes nos últimos anos por alguns partidos políticos tais como PSDB, PP, DEM, PTB, PMDB. Somente a esquerda discordou desse modelo (neoliberalismo). Então podemos fazer algo sim senhor. Cobrar dos políticos, jornalistas, economistas, etc. que defenderam que o deus-mercado resolveria todos os nossos problemas. Deu no que deu. E agora cabe a nós pagaramos a conta. Então façamos com que eles paguem por sua irresponsabilidade. Uma das maneiras é responder nas urnas.

    Grande abraço.

    Por Blogger Unknown, às 11 de outubro de 2008 às 09:02  

  • Cara Cristiane Campos, tudo bem?

    Quero convidá-la a fazer parte dos colunistas do Portal www.jornalismopolitico.com que vai ao ar, em versão Beta, amanhã [29]. Caso a amiga tenha interesse em colaborar; suas matérias de qualquer assunto serão postadas diariamente.

    Contando com sua colaboração,

    Paulo Zildene
    Jornalista
    DRT-MTb: 1670
    e-mail: paulozildene@jornalismopolitico.com

    Por Blogger kiu, às 28 de outubro de 2008 às 07:34  

Postar um comentário

<< Home