.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

LIDANDO COM AS EMOÇÕES


Hoje recebi uma mensagem que me tocou profundamente e me fez repensar as emoções, como eu as sinto e por que.

Era uma mensagem contendo fotografias famosas, e de repente ali estava eu, chorando ao ler a verdadeira história de cada uma delas, não pelo fato de nunca as ter visto, até porque são fotografias conhecidas, mas pelo fato de descobrir o que realmente acontecia no momento em que foram eternizadas.

Depois fiquei pensativa com minha reação, porque antes nunca havia chorado com imagens chocantes, ou com as desigualdades sociais, porque exatamente hoje estas imagens mexeram comigo.

Em uma análise mais profunda, percebi que muita mudança vem se operando em minha maneira de ver as coisas e os acontecimentos.

Passei por períodos diferentes, houve época em que as coisas me revoltavam, e eu protestava e me agigantava diante das atrocidades gritando por justiça. Depois me calei em um silencio longo e profundo como se quisesse rever aquelas atitudes infrutíferas.

Entrei então em um processo de interiorização, em que me negava a ver os acontecimentos diários.

Com a globalização e a chegada imediata das notícias, fiquei ainda mais avessa à realidade das informações, além de não ter mais forças para lutar pelos oprimidos, não mais queria assistir a todas as barbáries que estavam a nossa volta, que sempre estiveram, porém agora estampadas com sensacionalismo barato e apelativo.

Percebi em um dado momento dentro desta angústia, que minha ótica esta totalmente mudada. Sinto-me fragmentada diante deste mundo tão diferente daquele que eu nasci e cresci.

Diferente sim, sem poesia e sem amor, um mundo aonde poucos lutam contra gigantes para tentar salvar o que já se perdeu.

Às vezes penso cada bobagem, chego a acreditar que existem pessoas que faz a mente se desligar do mundo para não mais fazer parte dele, se ausentam.

Diante disto, recomponho meus pensamentos e busco me equilibrar, sem deixar que esta emoção se transforme em alguma energia negativa.

Abro novamente a mensagem, e desta vez já preparada para o que esta nela, aprecio o ângulo do profissional que a fez, a iluminação precisa, a arte naquele momento inusitado e etc. de novo me pego aos prantos.

De nada adiantou ter me preparado para enfrentar uma realidade, ela continuava me tocando de maneira dolorosa e profunda.

Concluo então que este é mais um estágio de minha vida, e que não devo tentar mudá-lo. Vou olhar e apreciar se for o caso, chorar se der vontade, posso ainda lutar pelas injustiças a minha maneira, não mais gritando e nem carregando faixas em protestos públicos, apenas mostrando sob a ótica sensível de uma artista, que ainda existe conserto pra tantas insanidades que somos obrigados a assistir, de braços cruzados.

Cada um grita do jeito que der.

Eu escrevo daqui, um amigo pinta uma tela em outro lugar, outro compõe uma musica acolá, e assim de uma forma mais branda, porém permanente, vamos plantando nossa sementinha, na esperança de um mundo melhor para nossos filhos e netos.

Que eles possam abrir um jornal, e passarem o resto do dia felizes com as notícias boas, que possam respirar profundamente sem engasgar com a poluição e ter orgulho da pátria em que vivem, pois certamente neste mundo que começaremos a preparar para eles, não existirão “Danieis Dantas e Cacciolas” a rir-se de nós, pobres mortais.

7 Comentários:

  • Amiga, lindo texto...
    Você relatou a triste história e a reação dos nossos sentimentos.
    Hoje somos mais senciveis que antes.
    O mundo nos mostra a distância entre o sentimento e a razão.
    Que realmente nossos netos tenham sabedoria pra viver.
    Parabéns amiga.
    Beijos.

    Por Blogger Ana Maria, às 17 de julho de 2008 às 15:52  

  • Texto perfeito, lindo, triste e real! Que pena esse mundo ter se deixado estragar...

    Por Blogger Maria Ercília, às 17 de julho de 2008 às 18:36  

  • Amiga, o texto nos toca profundamente. Aliás, as suas crônicas transmitem a realidade. Que mundo é esse, no qual estamos vivendo? O que aconteceu? O ser humano não se reconhece mais. O mundo transformou - se, aonde está a sensibilidade, solidariedade, respeito, amor ao próximo?
    O que viveciamos em nossa infância, adolescência, nos faz recordar com nostalgia, de um passado tão recente com um doce pensar saudosista.
    Para onde caminha a humanidade?
    Beijo.

    Por Blogger Denise Moraes, às 18 de julho de 2008 às 09:52  

  • Cara amiga, realmente vamos mudando com o passar dos anos e com experiência adquirida.
    Hoje vejo tudo de forma diferente de outros tempos.
    Por outro lado o mundo piorou muito.
    Romantismo praticamente acabou e a violência tomou o lugar.
    Parabéns pela crônica!

    Por Blogger Arnaldo Matos, às 18 de julho de 2008 às 14:11  

  • "não existirão “Danieis Dantas e Cacciolas” a rir-se de nós, pobres mortais".
    Tampouco lulas de tentáculos longos e nenhuma ética e muito menos moral.

    Por Blogger julio, às 19 de julho de 2008 às 09:42  

  • Em todas as épocas da História do humanidade, nos indagamos: o que esta acontecendo, será que chegamos ao fundo do poço?
    Agora estamos passando por estágios insuportáveis da vida....., e assim passamos os anos nos perguntando: quando vai mudar?
    Tudo que aprendemos, e que nos ensinaram na nossa cultura capitalista judaica cristã ocidental, como as culpas, anseios pelo poder, de subjulgar ao outro ser humano, estão sendo abruptamente balançados, e questionado pela globalização, que nos nivela, como massa, a meros consumidores, e como peça de engrenagem deste sistema.
    E os que mais teriam que nos mostrar conduta saudáveis, pelo contrário, nos enganam e usam do sistema para suas falcatruas diversas.
    O que vemos pela media das misérias sociais, e que nos contagiam, como a própria Cristiane exemplificou tão bem, as nossas emoções ficam abaladas e sofridas.
    Parabéns Cristiane, pela verve de escritora, jornalista, que tão bem executa neste editorial.
    Beijos

    Por Blogger Jaime Fernando de Souza, às 19 de julho de 2008 às 14:24  

  • Fiz , os comeentários , refiz , e tornei a fazer, mas o complexo sistema., torna-se impossivel, e preocupante , escrever tudo novamente....Prefiro a voz do silencio , como a música......talvez consiga traduzir as palavras, para parabenizar a Grande Cristiane Campos....Faço silencio....pelo sistema

    Por Blogger JC.Moreira, às 25 de janeiro de 2009 às 05:09  

Postar um comentário

<< Home