.

domingo, 22 de junho de 2008

A ARTE EM CRISE


Acho que vou escrever algo meio inusitado pra um artista, não querendo roubar o chavão de nosso ilustre presidente, eu diria... Nunca antes na história deste país o artista esteve tão desvalorizado.
Tenho visto, e sentido, esta realidade, assim como certamente tantos outros artistas que vivem neste mesmo solo divino que é o nosso Brasil.
E quando falo neles, cito a grande maioria dos que necessitam da arte para sobreviver, chegando ao extremo de vulgarizá-la, para ter seu ganha pão.
E a coisas não fica só por ai, sempre tivemos artistas fabulosos vendendo sua arte nas ruas, mas atualmente a crise tem afetado também os artistas mais nobres, aqueles que já haviam construído sua história, que já haviam criado nome no mercado interno e no exterior.
Pois isso é uma realidade que me faz repensar a arte como primeira opção de vida.
Com a crise imobiliária nos estados unidos, inúmeros artistas tanto americanos como estrangeiros, e neste contexto incluo muitos brasileiros, deixaram de vender suas obras.
O que acontecia naquele frenético círculo era que, as construtoras ao terminarem um imóvel, decoravam e mobiliavam para a venda, usando assim trabalhos de artistas e arquitetos de interiores.
Isso acabou com a crise americana, e gerou outra crise interna no meio artístico.
Lembro-me que a cerca de poucos anos, bem poucos falo de dois ou três anos atrás, recebia constantemente convites para exposições, digo convites, e não cobranças, pois os convites atuais que recebemos só faltam vir com um boleto bancário anexado.
Criou-se em cima da crise no meio das artes plásticas, um comércio, frio, e desumano, que acaba tirando de artistas pobres, os poucos recursos que estes possuem, dando-lhes a ilusão de grandiosos retornos, e deixa o artista já estabelecido, com dúvidas acerca do valor artístico de seu trabalho. Levam nossas obras para verdadeiras cavernas escondidas pelo mundo afora, e na maioria das vezes retornam, deixando ao artista expositor, apenas prejuízos.
Pintar sempre foi a coisa mais importante de minha vida, até porque criei quatro filhos com ela, e hoje depois de um longo processo de amadurecimento artístico, percebo que a arte se tornará apenas um hobbie e serei obrigada a transferir minhas energias e criatividades para algum segmento que me dê sustentabilidade.
E eu pergunto: o que esta errado?
Aonde esta o incentivo de nossos governantes aos artistas que são um patrimônio desta nação?
Temos a lei Rouanet , teoricamente deveria abrir caminho aos artistas de um modo geral, mas o que vemos são oportunistas que ganham fortunas para montar processos de aprovação aos nossos projetos, trocando em miúdos significa termos que pagar para conseguir auxílio da única lei que, o governo destinou a nos ajudar.
Não tem inspiração que resista a estas mudanças, hoje entendo porque não existe mais romantismo em nossa música, é porque não existe mais o personagem romântico que dedilhava canções à soleira de alguma janela, teve que arrumar trabalho na padaria de seu Joaquim para pagar as contas no final do mês.
E nós caminhamos pela mesma estrada deles. Tenho visto bons artistas, de grande potencial, desistir de sua arte por um emprego seguro, e eu não os condeno.
Se existe alguma culpa pela perda cultural de nosso povo, não é certamente por culpa do artista, e sim daqueles que deixam de abrir as portas para que os mesmos possam dignamente mostrar o que fazem pela cultura deste país.
Se eu fabricasse carros, certamente não teria que pagar para que eles fossem comprados, mas faço arte, e isso tem me custado mais que um valioso tempo, tem-me custado a dignidade de ser rotulada e etiquetada como mercadoria barata.

15 Comentários:

  • Parabéns pela materia bastante clara da situação do artista nos dias de hoje,J.Alves

    Por Blogger Tem tanta musica na minha cabeça., às 23 de junho de 2008 às 03:29  

  • NÃO AMIGA... É A PERDA DA SENSIBILIDADE MESMO..
    TUDO MUITO RÁPIDO..E A ARTE NÃO É RÁPIDA ELA É SENTIDA E É LENTA.
    E ISSO TEM POUCO VALOR
    SÓ QUE SE ESQUECEM QUE ELA É ETERNA.
    QUE BOM PRA NÓS.
    BEIJUSSSS

    Por Blogger Corina, às 23 de junho de 2008 às 09:24  

  • CRISTIANE,
    PARABÉNS, PELA SUA IMPÁFIA EM RELATAR , UMA REALIDADE...
    COMO DISSE O NOSSO QUERIDO RENATO RUSSO, ''PALAVRAS REPETIDAS MAS QUE QUASE NUNCA SÃO DITAS''...
    A SENSIBILIDADE É ALGO SINGULAR, E ATÉ ANTAGÔNICO.
    MAS AINDA BEM QUE ELA ESTÁ AI, NÉ?
    DENTRO DE VCE , DENTRO DE MIM...
    OBRIGADA, TIVE MUITO PRAZER EM TE CONHECER!
    ABRAÇO DA ANAY.

    Por Blogger Arte e Sensibilidade, às 23 de junho de 2008 às 15:18  

  • Ola Cristiane! li sua materia e refleti sobre o conteudo. Realmente o verdadeiro artista esta sendo colocado num patamar de exclusão, estamos perdendo valores fundamentais, nao há incentivo a sustentabilidade da humanização em ambientes atraves das artes.
    Teoricamente temos uma Lei que favorece uma minoria mercantilista e insensivel e que nao apreciam as artes, outrossim , exploram os artistas natos e que sobrevivem de seu trabalho e dom.
    Parabens amiga pela iniciativa.
    Estamos juntos nesta caminhada.
    Wagner Thibes

    Por Blogger Wagner Thibes, às 23 de junho de 2008 às 15:48  

  • Parabéns, adorei seu texto. Você tirou as palavras de minha boca!

    E tenho passado pelo mesmo. Mas chego à conclusão... O Brasil é um país onde não se aprende história da arte nas escolas, não há conhecimento para analisar...valorizar. Eu sou um artista de vitral e pintor acadêmico no estilo "Dark Art" com um belo currículo no exterior (sou brasileiro!), me formei na conceituada universidade em Londres St Martins, me dediquei e investi a minha vida toda a arte, todo meu trabalho é com material importado alemão(vidros coloridos soprados a mão, o m2 chega a 200 dólares)... para várias vezes ouvir " Muito caro seu trabalho.. não interessa...vou colocar um de fibra de vidro" e eu respondo "Entendi...igual aqueles que se vê em motéis...parabéns...vai ficar fantástico".

    O meu ganha pão vem das minhas exposições no Japão e Europa onde graças a Deus sou reconhecido.

    É triste, mas o brasileiro em geral não entende nada de arte, não falo das pessoas desfavorecidas...sem estudo, falo das pessoas com dinheiro para comprar arte das quais se espera ao menos que sejam mais esclarecidas... aquelas pessoas que vão a Paris e só conhecem o portão do Louvre, mas não perdem tempo ... vão correndo para a fila e ficam em pé 15 minutos para ganhar um bombom de chocolate Godiva que está sendo dado de graça como amostra. Aquela pessoa que tira foto na frente da Chanel e quando chega no Brasil compra perfume do Paraguai e recicla um vestido de grife de 10 anos de idade que comprou no brechó e diz que comprou na ultima viagem a Paris.

    O Brasil é modismo, não há espaço para mais nada. Num país que em décadas o único arquiteto de grandes obras é o Oscar Niemeyer e nenhum novo grande talento tem chance.

    Não me entendam de forma errada! A obra do Oscar Niemeyer tem um grande valor em todas suas formas e aspectos... e representa uma época... Fica o legado e a história, agora é tempo de um novo frescor, gente nova, novas propostas... Resumindo, arquitetura de grande porte no Brasil é um tédio!

    É patético. Onde a musica que dá retorno as gravadoras é o funk. Onde as grandes celebridades da sociedade são os políticos mega ricos e ladrões, os cantores de axé, jogador de futebol e popozuda siliconada que saiu na capa da revista Sexy... A sociedade brasileira é baseada em conta bancária e não conhecimento...Intelecto...Cultura... ARTE.

    Ter status é ter um tênis tal no pé...nem que seja as custas de uma vida. É gastar o salário todo na calça de R$1.000,00 , por que se não for da tal marca o grupo não aceita. É ter na garagem da casa na favela uma pick-up importada... a casa não tem reboco... é tijolo baiano a vista.... mas o carro está lá... É STATUS, não importa que tenha sido roubado, chassis adulterado e que o dono antigo está a sete palmos.

    Status é ter por que o outro tem mesmo que você não goste da coisa. O rico brasileiro enche as paredes daquelas telas feitas em massa na china (reproduções) que compra por US$100,00 as custas de trabalho escravo... e fala para seus visitantes burros " foi tudo comprado na casa de leilões CHRISTIES em Londres... me custou uma fortuna!!!"

    Infelizmente as verdadeiras pessoas que possuem a capacidade de apreciar uma obra de arte com conhecimento e capacidade de analisar estão ou falidas ou nunca tiveram o dinheiro para comprar. O verdadeiro intelectual brasileiro vive de salário e economiza para comprar um cd de música de qualidade...um livro de conteúdo literário real ou de arte ( esse não baixa musica pirata na Internet ou vai na 25 de março comprar falsificações contrabandeadas. Primeiro por que ele não está nem aí com marcas e tem o respeito ao autor da obra seja lá qual for).

    Ninguém quer pagar o devido valor para nada! É só tirar vantagem... o famoso e vergonhoso " jeitinho brasileiro"... Não há o respeito pelo artista.

    Ao invés de pensar " Poxa que pena, não tenho dinheiro para comprar este quadro... paciência...então me resta apreciar... me contento com isso."

    Não..."vou roubar" ou "vou humilhar o artista dizendo que o trabalho dele não vale o que ele pede assim ele baixa o preço...afinal...ele está morrendo de fome... “

    Ô Artista! te dou 100 mangos por este quadro!!!".

    Já botei muita falsa socialite e filhinho de papai para fora de minha galeria quando eu tinha uma nos Jardins em São Paulo... sabe aquele quadro no ZorraTotal de sábado na globo!? (pelo amor de Deus... não ache que eu vejo aquele lixo...mas...) então... "TÔ PAGANDÚÚÚÚÚ !!!"

    O pior é quando a própria galeria (aconteceu comigo) te liga dizendo que duas peças minhas foram roubadas da galeria mais 4 peças de outros artistas... e o seguro não quer pagar.
    Foi descoberto depois que a própria galeria os tinham subtraído...Galeria de nome... "Gente de alta sociedade... que dirige até Jaguar".

    Resumindo, me considero uma pessoa de muitíssima sorte podendo vender meus trabalhos no exterior onde eu sou apreciado e o valor que eu estipulo para minhas obras são pagos sem problema, sem pechincha e sem me oferecerem um cacho de banana em troca. Afinal, uma vida de dedicação e amor total a arte vale mais que um cacho de banana.

    Desculpe meus colegas... é deprimente mas é a realidade nacional.

    Agora estamos na era Romero Brito e não tem mais nenhum.. é lápis Romero Brito, Caderno Romero Brito, Roupa estampada Romero Brito, Calcinha Romero Brito, até no supermercado tem Romero Brito nas embalagens.... Quer um Romero Brito na sua parede? Ou você paga US$120.000,00 por um ou você entra no site de leilões MercadoLivre e compra uma igualzinha ... até assinada por R$200,00 (feita por um artista que tem talento mas sucumbiu a era Romero Brito para poder sustentar a família e pagar as contas.

    Arte visual no Brasil é supérfluo.

    Amo o Brasil, afinal moro aqui... Escolhi viver aqui, amo demais este país... mas ... a história diz tudo, país formado na base do extrativismo... tirar ...tirar... tirar... sem dar nada em troca. Este conceito está enraizado na mente coletiva nacional.

    Desculpe pela minha intensidade mas sou assim, basta me dar um tópico, uma idéia, um pensamento... eu inflamo.
    Rsrsrsrs ... valeu quem leu !

    Por Blogger Arte é minha vida..., às 23 de junho de 2008 às 23:30  

  • Cris,
    Fiquei chocada ao ler...revivi grande parte de toda minha vida, pela luta da sobrevivência com a arte...me levou às lágrimas, por mim, por você, por todos nós artistas.
    Mas, mesmo assim...não desistir do sonho...nunca!
    Deus abençoe sempre...com muita arte!!!
    bjkas.

    Por Blogger Mara Carvalho , às 24 de junho de 2008 às 05:28  

  • OI CRIS CONCORDO COM VC E DESCULPE O TERMO OK VC NAO SABE QUI ESTA PORRA DE PAIS JAMAIS DEU VALOR A CULTUTA SEJE ELA DE NATUREZA QUALQUER .SEMOPRE DIGO A MESMA COISA SO UMA REVOLUÇAO MUDARA ISSO E TALVES OK CHEGA NAO POSSO FALAR MUITO DE POLITICA SI NAO EXPLODO .

    BEIJAOOOOO.

    Por Blogger Musicas e etc, às 24 de junho de 2008 às 10:02  

  • Realmente Cristiane, o artista executa seu papael de criar, do fazer, movido pela busca da perpetuação da efêmera exixtência.
    Mas a arte não é prestigiada em nosso pais, pela "inteligência" cultural,
    O Brasil, que mais possui uma maior tradição musical, deixa a desejar, nos investimentos plásticos.
    Há os que comentam que a pintura na forma convencional da tela acabou, mas o artista sempre DEIXARÁ SUAS IMPRESSÕES, NA TELA.
    Parabéns Cristiane, como sempre pelos seus editoriais, corajosos e bem escritos.
    Beijos,
    Jaime Fernando

    Por Blogger Jaime Fernando de Souza, às 25 de junho de 2008 às 06:01  

  • Cristiane,parabéns!
    Esse é uma assunto que comento constantemente, inclusive no dia do lançamento da coletânea.Continuamos escrevendo porque as idéias fervilham na cabeça como os pincéis chamam suas mãos não é assim?Mas monetáriamente, não temos compensação e com isso muitos talentos se perdem.
    Agradecemos sua sensibilidade em tocar neste assunto de tamanha relevância. Quem sabe com isso, uma dia os verdadeiros talentos sejam valorizados, não é?
    Grande abraço!

    Por Blogger Zilda Costa, às 25 de junho de 2008 às 11:59  

  • Obrigado Zilda pelo reforço, mas realmente é um assunto que nos diz respeito.
    O que sinto exponho na pele, pois como já atuei como músico de orquestra clássica e de MPB, sinto que como pintor, artista plático, as oportunidades efetivas de incentivo, é bem menor.
    Mas diga-se de passagem, que atualmente, com a força de associações, entidades, e como artistas como a Cristiane, que ofereçe através de seus editoriais do seu blog, espaço para manifestações de novos pintores.
    Sem dúvida a creatividade plástica anda em alta.
    Abraços,
    Jaime Fernando

    Por Blogger Jaime Fernando de Souza, às 25 de junho de 2008 às 13:17  

  • Amiga lindo texto!
    E que deveria ser lida por muitas pessoas, principalmente os governantes, que parecem não ter sensibilidade aflorada.
    Beijos Cris!

    Por Blogger Neneca Barbosa - Um ser humano em evolução!, às 26 de junho de 2008 às 08:20  

  • CRISTIANE, VCE ESTÁ DE PARABÉNS , PELA OUSADIA ,DO QUE TEM REGISTRADO AQUI, REALMENTE MUITOS ARTISTAS TEM SENTIDO ISSO , NÃO QUE HOJE A ARTE EM PINTURA PRINCIPALMENTE, NA MINHA OPINIÃO , ATÉ TEM TIDO MUITA REPERCUSSÃO, MAS COMO VCE MESMO BEM COLOCOU , SÓMENTE AQUILO QUE É (MAIS VENDÁVEL)NO PONTO DE VISTA DE DETERMINADOS MERCADOS.VAMOS AGUARDAR NÃO É MESMO?
    UM BEIJO GRANDE AMIGA, VCE TEM FORÇA DE LEOA!!!!
    ANAY.

    Por Blogger Arte e Sensibilidade, às 26 de junho de 2008 às 17:10  

  • BOM CRIS COMO JA TINHA DITO ,O BRASIL NAO MUITO VALOR a arte ,agora algo tem k ser feito e pelos propios artistas e o meu ponto de vista .ja qui temos um governo merda ,dou uma dica manda uma caixa de vinho dos mais caros do mundo e faça o pedido ou melhor manda ele fazer algo . e qui cade o ministro da cultura ? o que esse idiota fais ! nada .entao nao e mole eita pais filho da mae .

    bjssssss mais manda ver ok

    Por Blogger Musicas e etc, às 26 de junho de 2008 às 17:16  

  • vo na mesma linha ,ou melhor pior,esse e o pais dos roubos dos ladroes de arte de grana de tudo .entao o que vale apena ?nao sei talves um tank de guerra seria propicio ,e o que eu acho uma guerra interna nao vejo saida para esse pais ,a nao ser assim na porrada desculpe ,nao sou hipocrita e isso ta cheio e por isso que essa merda nao anda .

    Por Blogger Musicas e etc, às 30 de junho de 2008 às 20:06  

  • Amiga, a abordagem do tema veio num momento muito propício. Parabenizo - a pela bravura de questioná - lo numa crônica.
    A essência da arte está na sensibilidade. Muito pertinente mesmo, pois o modismo é passageiro.
    Denise Moraes.
    Beijo.

    Por Blogger Denise Moraes, às 18 de julho de 2008 às 09:32  

Postar um comentário

<< Home