.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

ADEUS ANO VELHO


Já passam das onze da noite do dia 31 de dezembro de 2007, deu um bocado de trabalho fazer com a família compreendesse que eu não queria ir a nenhuma festa, não queria nenhum barulho nem bebidas que me deixariam completamente alienada como sempre fazemos nas passagens de ano. Eu queria apenas estar comigo, era muito importante, e acredito que por me conhecerem bem, não insistiram muito, me julgam um pouco estranha por minha natureza de artista. Menos mal, todos se foram em paz, para suas festas.

Entro no atelier e deixo poucas luzes acesas, a penumbra me relaxa, sento-me preguiçosamente em uma cadeira e pego minha caixinha chinesa comprada há muitos anos atrás, toda entalhada com aves do paraíso e com um cadeado dourado, lá dentro, um pedaço de minha vida. Em um lento ritual, abro o pequeno cofre e retiro de lá minha já amarelada lista de intenções, e me ponho a ler todas elas, serão 20 listas com a que farei este ano, vinte anos que escrevo nestes papéis, as minhas metas. Relendo desde a primeira, percebo que alguns dos itens até hoje permanecem inalterados, estes certamente continuarão na lista de 2008, e alguns deles passarão ainda por listas futuras, paciência, não se pode acelerar certos processos.

Relendo, divirto-me sozinha, quanta intenção banal teve nestes 20 anos, hoje me parecem tão sem importância. Continuo minha leitura, risco os itens já cumpridos, e adiciono os inalterados para a lista do ano que vem. Mudo algumas coisas, neste ano pretendo impor metas mais rígidas no que diz respeito a cuidar de minha pessoa, sinto que há anos tenho dedicado minhas energias aos meus amados e esquecendo-me de mim.

Risco algumas linhas, e reescrevo uma nova realidade que começara a vigorar daqui a exatos 1hora e quatro minutos.

Precisava estar só neste dia, queria agradecer a Deus todas as graças que ele operou em minha amada família, coitado, Deus trabalhou meio período diariamente por minha família este ano tenho certeza, pois não lhe dei um minuto de sossego, e Ele foi esplendido, Obrigada Pai amado por me atender.

Meu ano foi tão difícil quanto sublime, não poderia explicar, quase perdi uma filha, e pela obra divina, além de ganha-la de volta, me veio junto um neto maravilhoso... Só por Deus.

Tinha que estar só neste momento para agradecê-lo.

E depois, fiquei pensando em tantas diferenças que vi no mundo nesta única última semana do ano. Com pesar vi a notícia da morte de mais uma estadista no Paquistão, porém, mais me chocou o fato de que com ela morreram outras vinte pessoas, e ninguém dedicou a elas, um único momento do pensamento, seres humanos inocentes que perderam a vida... Fiquei desanimada, comemorar o que? Esta aceitação a tanta desgraça me deprime. Hoje ainda ao meio do dia em meu portão, um homem jovem e saudável pedia trabalho por um prato de comida, que eu dei claro, um trabalho em meu jardim para que ele não se sentisse humilhado com a refeição que receberia, e pensei comemorar o que? Melhor ficar quieta e refletir.

2007 foi apenas mais um ano, e hoje é apenas mais um dia, penso que desejar milhões de boas venturas apenas um dia do ano não tem valia, isso tem que ser diário, e não em palavras, mas em atitudes.

Ouço ou rojões que explodem lá fora, e não compreendo o porquê de tanta comemoração, amanhã certamente o homem que buscou alimento em minha porta, continuará pedindo o que comer em outras residências, pois todos os maravilhosos e caros fogos que enfeitaram os céus nesta noite, não garantirão o seu sustento no ano que se inicia. Assim, 2008 só poderá ser um bom ano, se eu puder fazer alguma coisa para que pessoas como ele, possam ter um prato de comida em sua própria casa, e possa comemorar com fogos, a Ben ventura de 2009.

FELIZ ANO NOVO.

5 Comentários:

  • [blue][b]Cristiane "ADEUS ANO VELHO"Umas das mais belas Crônicas que vc já escreveu, por isso eu digo:

    O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho. É viver
    cada momento e construir a felicidade aqui e agora. Claro que a vida
    prega peças. O bolo não cresce, o pneu fura, chove demais (Perdemos
    pessoas que amamos)... Mas, pensa só: Tem graça viver sem rir de
    gargalhar, pelo menos uma vez ao dia? Tem sentido estragar o dia por
    causa de uma discussão na ida pro trabalho?
    Eu quero viver bem... e você?
    2007 foi um ano cheio. Foi cheio de coisas boas, mas também de
    problemas e desilusões, tristezas, perdas, reencontros.
    Normal..
    Às vezes, se espera demais. A grana que não veio, o amigo que
    decepcionou, o amor que acabou.
    Normal ...
    2008 não vai ser diferente. Muda o século, o milênio muda, mas o
    homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que
    nem sempre é a que a gente deseja, mas, e aí? Fazer o quê? Acabar
    com o seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?
    O que eu desejo para todos nós é sabedoria. E que todos nós saibamos
    transformar tudo em uma boa experiência.

    Por Blogger Unknown, às 2 de janeiro de 2008 às 05:07  

  • Querida Cris! Adorei!Vc é uma mulher de fibra e coragem e eu a admiro! Beijos!!

    Por Blogger Maria Ercília, às 2 de janeiro de 2008 às 16:14  

  • .....+ 1 ano + 1 dia k s passou k coincidiu c mudança de ano.....as coisas ..s mamtem ..guerras inveja...doenças....tdo fica = ou pior...e tanto s festeja...para????enfim comercio....alguem sempre ganha..como c as guerra..ha sempre o ganhador....enkanto milhares morrem...assim vai o mundo..os kerem ficar partem..os k kerem ir ficam...a vida e algo de+complicado.....lindo s artigo ..parabens!!!!+1 x!!!e k Deus perca sempre tempo consigo pois vc merece

    Por Blogger maria tereza, às 3 de janeiro de 2008 às 09:44  

  • Sarava!
    A tua sensibilidade
    atravessa mares.
    Os ares
    do teu sorriso
    iluminam
    flôres
    e fazem
    florecer
    novos sentidos
    para
    a Vida.
    Beijos
    Heitor de Pedra Azul
    www.myspace.com/heitordepedrazul

    Veja os videos.

    Por Blogger Heitor de Pedra Azul, às 12 de março de 2008 às 04:41  

  • Sarava!
    Volto ao ninho da historia
    Para relembrar o Ano que nunca
    Foi Velho.
    Quando não se tempo,
    Não se diz adeus.
    Beijos
    Thô
    www.myspace.com/heitordepedrazul

    Por Blogger Heitor de Pedra Azul, às 25 de agosto de 2008 às 08:37  

Postar um comentário

<< Home