.

quarta-feira, 19 de março de 2008

SOLIDÃO


Quem de nós já não se sentiu assim em alguns momentos da vida, solitário.

Solidão não é doença, é escolha.

Depois de muito tempo cheguei a esta triste conclusão, sim triste, pois não podia mais imputar a ninguém a culpa por me sentir solitária, afinal, as pessoas estavam ali, como sempre estiveram, eu é que havia me mudado de lugar, havia me recolhido inesperadamente da vida, e sem morrer.

Isto acontece às vezes, pelo menos comigo, me sentir completamente só em meio a uma multidão. É bom? É ruim?

Não sei, já foi muito bom, quando o momento havia sido determinado por mim para ser um momento de introspecção. Mas já foi ruim, e muito, naqueles momentos que busquei a todos e nenhum deles me fazia sentir presença alguma.

Nestes momentos eu parei, e pensei...

Porque a solidão é necessária?

E ela é, pode acreditar, é o único e mágico momento que você é sincero de verdade, pois não existe platéia a te julgar.

Nestes momentos podemos fazer aquela dolorosa reavaliação da vida...

E descobrir que somos humanos, falhos e pequenos...

Mas esta verdade é só nossa, nestes infinitos momentos de solidão, que são tão íntimos.

Quantas contas, em débito já não me cobrei.

Quantas mentiras já não me censurei.

Quantas oportunidades perdidas já não chorei.

A vida é um grande jogo, sem vencedores e sem vencidos.

Ganhamos umas e perdemos outras.

O resultado independe do placar, ganha quem aprendeu, perde quem acredita que ganhou.

E assim continuamos nesta estrada comprida, que esperamos nos leve a plenitude, ou seja, a somatória de todas as nossas experiências já vividas.

Quanto mais o tempo passa, mais nos afastamos das pessoas, mais nos damos conta de que a verdade não esta neles, e sim em nós mesmos.

A solidão pode parecer alguma coisa assim que dói, mas na verdade a solidão é algo que cura.

Cura-nos do egoísmo, da prepotência, da angústia.

Pois é nela que reencontramos a criança que já viveu em nós.

Encontramos a adolescente vivaz que dominava o mundo.

Encontramos a mulher que se fez mãe.

E por fim depois de tanta luta e desprendimento, encontramos o que realmente somos.

Pode não restar muito tempo para que os antigos amigos nos vejam como realmente somos, mas isso não importa.

O importante é que possamos tomar posse desta maravilhosa presença de nós mesmos, que possamos ser necessários.

Que todas as nossas lutas sejam reconhecidas.

Que nossa coroa de louros não passe de um simples passar de mãos em nossas cabeças.

Que nossas vitórias sejam gritadas apenas em nossos ouvidos como um sussurro de agradecimento.

Agradecimento ao tempo que nos sentimos solitários tentando ser pessoas melhores, para que nossos netos possam ter mais tempo em comunhão com os seus, sem a necessidade do isolamento, pois já sabiam que fizemos este sacrifício para que eles vivessem em paz.

9 Comentários:

  • Cristiane, o seu texto ficou simplesmente belo.
    Gosto muito de suas crônicas. Parabéns!
    A solidão é realmente um estado interno, e que nos leva a refletir sobre em que ponto da nossa vida estamos, e o que precisamos transformar
    Um grande beijo!

    Por Blogger Neneca Barbosa - Um ser humano em evolução!, às 19 de março de 2008 às 19:38  

  • A vida nos mostra a cada dia a necessidade de valorizar o encontro do EU.
    Os grandes personagens históricos teve esse momento de solidão.
    Todos nós podemos sair melhores desse encontro.
    Parabéns! amiga.
    Deus continua te abençoando.
    Beijos.

    Por Blogger Ana Maria, às 19 de março de 2008 às 19:42  

  • Lendo o seu texto só me restou aprender mais com a sua experiência. Tem uma frase do Augusto Cury em que ele diz que nos dois momentos mais importantes da nossa existência estamos sozinhos. Quando chegamos ao mundo (nesse caso, até discordo, porque podem vir gêmeos, ou trigêmios, mas entendi o que ele quis dizer..eheh) e quando morremos. Em sua análise psicológica da história de Jesus, ele coloca que Ele fez tudo sozinho, sem obrigar nem ficar estressado em fazer as pessoas o seguirem. E foi por isso que Ele até hoje é o ser que passou pela Terra que foi e é mais respeitado e mais ouvido. Enfim, em tempos de Páscoa, gosto de pensar sobre isso... (e em outros tempos também..eheh)

    Por Blogger Eduardo, às 19 de março de 2008 às 19:57  

  • Quando a solidão
    se fizer presente em teus dias,
    releia minhas canções.
    Se, ainda, não as tem,
    busque-as na natureza
    do teu sorriso.
    Me telefone,
    ou venha me ver.
    Ta otimo!
    Beijos
    Thô
    www.myspace.com/heitordepedrazul
    Neste site tem videos/canções minhas

    Por Blogger Heitor de Pedra Azul, às 20 de março de 2008 às 06:21  

  • Cristina, tua crônica se refere a algo que acho imprescindível: a solidão. Escreves com sensibilidade acerca de um tema que melindra as pessoas. A solidão, portanto - e o dizes muito bem! - é indispensável, pois força-nos a um encontro pessoal e intransferível. Parabéns! Beijos!

    Por Blogger Unknown, às 20 de março de 2008 às 06:42  

  • Parabéns mais uma vez!
    Sempre profundas, as suas crônicas!
    A solidão muitas das vezes é o medicamento que cura a alma!
    Feliz Páscoa!

    Por Blogger Unknown, às 20 de março de 2008 às 08:46  

  • .....seu textos sao lindos!!!!parabens + 1.....eu e a solidao somos 1..convivo lindamente...c ela nos tornamos dependentes....obrigado pls s textos....

    Por Blogger maria tereza, às 20 de março de 2008 às 11:23  

  • Coincidência, Cris, estou lendo um livro que se intitula "Escutando Sentimentos e há uma frase de JUNG:" As pessoas quando educadas para enxergarem claramente o lado sombrio de sua própria natureza, aprendem ao mesmo tempo a compreender e amar seus semelhantes." E a autora continua: " Nessa postura mental amaremos a vida com mais ardor. Será muito mais interessante olhar o nosso próximo, sentí-lo e perceber a grandeza da vida que nos cerca."
    Em resumo o livro nos quer diser que só quem ama mais a si que ao outro, consegue essa viagem interior, que vc. chama de solidão, é que podemos amar nosso próximo sem culpas, e com honestidade.
    Parabéns por você já se conhecer tanto. Um grande abraço.

    Por Blogger Maria de Lourdes, às 22 de março de 2008 às 14:15  

  • Lindo Cris! Vc escreve lindamente os sentimentos que eu gostaria de saber expressar. Obrigada!

    Por Blogger Maria Ercília, às 23 de março de 2008 às 18:15  

Postar um comentário

<< Home