.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

NARCISO


Conta a lenda que um belo rapaz tão fascinado por sua beleza, diariamente contemplava-se num lago. Entorpecido por si mesmo, um dia caiu dentro do lago e morreu afogado. No lugar aonde caiu, nasceu uma flor, que chamaram de narciso.

Quando Narciso morreu, vieram as Oreiades, deusas dos bosques que viviam a perseguir Narciso para ter dele um único olhar e viram que o lago de água doce se havia transformado num cântaro de lágrimas salgadas. Perguntaram ao lago porque ele chorava, pois afinal somente ele tinha o privilégio de contemplar diariamente a beleza de Narciso.

O lago lhes pergunta: Mas Narciso era belo? Ficou pensativo uns momentos e respondeu: “Eu choro por Narciso porque, todas as vezes que ele se deitava sobre minhas margens eu podia ver, no fundo dos seus olhos minha própria beleza refletida.”

Apesar de Freud acreditar que o narcisismo constitui uma parte de todo ser humano desde o nascimento, o excesso dele acredito eu, dificulta uma pessoa a ter uma vida feliz. Julgam-se grandiosos e possuem uma necessidade excessiva de admiração e aprovação.

Isso não é nenhuma aula de mitologia ou psicologia, mas uma simples constatação de como existem pessoas assim excessivamente narcisistas ao nosso redor. Todas as coisas na vida para serem perfeitas, necessitam equilíbrio e ponderação. Quando somos jovens, em nosso dicionário não consta tais definições ou palavras, e nos sentimos praticamente deuses, é somente já mais maduros que iremos perceber quanta diferença existe entre amor próprio e obsessão.

Sinto no mundo uma falta imensa de amor entre as pessoas, amor puro, simples, desinteressado, fraternal. O que vejo são sentimentos obsessivos e desordenados, uma luta desenfreada por projeção pessoal e ascensão social

Uma corrida aonde não se olha em cima de quem se pisa. Isso não é narcisismo em potencial?

Por vezes sinto-me diferente e distanciada da maioria, por ser tão questionada sobre minhas atitudes em relação ao meu próximo. Pior do que ver que as pessoas se tornarem ruins, é ver que sua maneira de ser é confundida com algum desses sentimentos mesquinhos que povoam nosso planeta.

Entendo porque ele esta morrendo, nascem muito mais narcisos que rosas em nossos bosques atualmente, aliás, bosques devastados pelas mãos daqueles que tanto correm por seu lugar ao sol, e não percebem que este mesmo sol que os ilumina, em breve será sua própria destruição.

O planeta esta morrendo, eu estou morrendo, minhas crenças estão morrendo. Minha luta é preservar o máximo de mim como exemplo a meus filhos e netos, e rezar muito para que eles possam encontrar em seus caminhos, outras pessoas que tiveram a mesma herança que espero poder deixar-lhes, a virtude de poder amar e respeitar cada pessoa que entrar em suas vidas, sabendo compreender, ajudar e perdoar. Coisas simples que se afogaram nas lágrimas daquele lago tão narcisista como o próprio Narciso.

7 Comentários:

  • Amiga,
    Deixaremos saudades depois da nossa morte?
    Acredito que alguns vão deixar alívio.
    Nascerá alguma flor no nosso túmulo?
    Prefiro deixar saudade...
    Não quero ser egoísta.
    Parabéns minha linda.
    Bom texto de reflexão.

    Por Blogger Ana Maria, às 13 de fevereiro de 2008 às 08:04  

  • Cristiane, amiga querida!
    Que bela crônica digna de uma profunda reflexão.
    O amor sentimento que nos liberta de todas amarras que aprisionam o nosso espírito, não desabrochou ainda em muitos seres humanos. O sofrimento e a dor, infelizmente, se fazem necessários no estágio em que nosso planetinha se encontra, para que o despertar do amor aconteça no coração do homem. Adoro tudo que escreve. Sou sua fã.
    Um grande abraço.
    Neneca

    Por Blogger Neneca Barbosa - Um ser humano em evolução!, às 13 de fevereiro de 2008 às 10:33  

  • Suas crônicas são ora alegres ora de grande profundidade, como a presente.
    Parabéns mais uma vez!
    Abração!

    Por Blogger Unknown, às 13 de fevereiro de 2008 às 13:05  

  • Cristiane!
    Linda menina,seu texto revela exatamente a flor que você é.

    Quando eu morrer,quero que se lembrem de mim,como alguém que durante a vida toda,tentou distribuir carinho e amor atodas as pessoas que cruzaram a minha vida!

    Foi este pensamento,que me ocorreu ao ler este seu belo texto !


    Parabéns e obrigada,por me convidar a ler.

    Beijos.

    Dolores Jardim

    Por Blogger Dolores Jardim, às 13 de fevereiro de 2008 às 16:16  

  • Muito bom, Cristiane. Você com certeza é exemplo pra todos! Admiro muito você. Abração,
    Eduardo Ritter

    Por Blogger Eduardo, às 14 de fevereiro de 2008 às 05:37  

  • Lindo Cris!! Um exemplo perfeito de como seria bom conseguirmos viver em paz, com bons sentimentos e amor ao próximo. Parabéns querida!

    Por Blogger Maria Ercília, às 14 de fevereiro de 2008 às 12:43  

  • ,.....amiga vc e 1 flor!!!linda...narcisista saudavel....c poder de ajuda..vc e o exemplo de kem ajuda o proximo...sem pedir nada em troca.....1 flor linda....pura sem "inveja"..palavra k nao faz parte de suas petalas...texto lindo e puro....como sua amiga sei k nao e teoria..!!!!!!
    mil bjos
    maria tereza

    Por Blogger maria tereza, às 14 de fevereiro de 2008 às 14:15  

Postar um comentário

<< Home