.

segunda-feira, 28 de março de 2011

MUDANÇA E MUDANÇAS


Assim diz um dicionário virtual sobre a palavra mudança: “Uma mudança ou transformação pressupõe uma alteração de um estado, modelo ou situação anterior, para um estado, modelo ou situação futuros, por razões inesperadas e incontroláveis, ou por razões planejadas e premeditadas.”
Definir uma mudança é como reescrever uma história, só que jogando fora o rascunho.
Depois de viver por longo tempo situações impostas pela vida, e de difícil transformação, encontramos em uma mudança as soluções para uma total reformulação de vida, estilo, pensamentos e atitudes.
Pode parecer estranho, mas na verdade é mais fácil operar mudanças, quando nos mudamos.
Quando saímos daquele velho ninho impregnado de lembranças nem sempre boas, vislumbramos a possibilidade de um novo começo, é como passar a limpo uma redação cheia de rasuras. A gente limpa o texto, mas o conteúdo estará intacto.
Sinto-me como uma cigarra que larga o exoesqueleto (esqueleto externo) para poder crescer.  Assim classifico qualquer mudança na vida, quer seja da casca ou do interior, todas elas vem para o crescimento.
Passei toda minha infância e parte da adolescência vivendo em uma única casa, até me casar e constituir meu próprio lar, aquela casa era toda a referência de segurança que eu havia aprendido a conhecer. Sempre que algo me abalava era para ela que eu corria em busca de segurança, até que meus pais se mudaram, e aquela imagem desapareceu, e aos poucos percebi que necessitava criar minhas próprias defesas, reforçar os meus alicerces.
O tempo desgasta absolutamente tudo nesta vida, se não somos um caco de vidro, significa que aos poucos iremos nos deteriorar.
A juventude passa, os amores se vão os casamentos acabam. Os filhos se casam, os netos chegam e a nossa velha casca já desgastada pelo tempo grita por mudanças. É preciso crescer, mesmo que nossos corpos já comecem a encurvar, ainda assim cada vez mais necessitamos de espaço.
Se crescer dói, envelhecer arde e o único bálsamo para enfrentar as novas etapas da vida é operando mudanças radicais. Saindo da mesmice com a qual nos acomodamos e buscando novos rumos para ter ao menos qualidade de vida. Mesmo que o coração tenha sido ferido, mesmo que as esperanças tenham sido perdidas é melhor mudar tudo que esteja a seu alcance do que vegetar em um mundo que não te pertence mais.
Uma nova casa sem velhas lembranças é isso que espero encontrar nesta nova etapa da vida.
Como bem dizia nosso sábio Chico Xavier: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
Cristiane Campos   -  Março de 2011

9 Comentários:

  • parabens amiga.por ser uma mulher de fibra valente e corajosa

    Por Blogger Unknown, às 28 de março de 2011 às 16:08  

  • Querida Cristiane.

    Este texto é algo que nem acredito chegar a mim.
    Ele reflete todo o processo pelo qual estou passando e como é difícil a mudança.
    Um texto que contém sabedoria e experiência e que realmente, é importantíssimo, pois saber que outras pessoas passam por isso , ns dá força para seguir em frente e concretizar estas mudanças que sabemos necessárias para nosso próprio bem.
    Muito Obrigada querida.
    Este texto fala exatamente como estou me sentindo e como é que nos sentimos no meio deste processo todo. A mudança não é difícil, é um processo. Que o Universo me ajude a concretizar minhas mudanças para o meu próprio bem e de todos os que convivem direta e indiretamente comigo.
    Agradeço por ter lido este incrível artigo.
    Você é uma das pessoas que mais admiro, tanto nas Artes como na literatura.
    Parabéns, querida!
    Beijos
    Arlete Felfeli

    Por Blogger Arlete Felfeli, às 28 de março de 2011 às 17:17  

  • Cristiane querida, fiquei muito feliz com esta virada que você deu
    em sua vida!A sabedoria está estampada no seu texto. Eu sempre mudei muito, adoro lugares
    exóticos.
    Só parei em 2005 quando perdi minha
    mãe, mas como sou meio nômande, mantenho 03 residências em cidades próximas num percurso apenas de 200 km...não consigo ficar parada!
    Qualquer hora vou te visitar! Te desejo tudo de bom neste lugar maravilhoso! Muita alegria e muito sucesso! Beijos. Aura Castro.

    Por Blogger Unknown, às 28 de março de 2011 às 17:42  

  • Oi Cris,
    Para mim vc sempre foi uma artista completa. Admiro a grande mulher que voce é.Tem fibra, coragem e um grande coração...
    Voce é meu exemplo de mulher...
    Nossa casa estará sempre à sua disposição...
    Venha qdo quiser...

    Por Blogger Unknown, às 29 de março de 2011 às 04:24  

  • Cristiane é uma das mais queridas colunistas de nosso velho O REBATE. sempre enviando suas lindas ideias que somamse a nossa história. bjs de seu editor e amigo
    Jose Milbs

    Por Blogger Unknown, às 29 de março de 2011 às 08:22  

  • honras ao o rebate por ter cristiane como colunista e amogas bjs de seu editor Jose Milbs

    Por Blogger Unknown, às 29 de março de 2011 às 08:23  

  • Parabéns Cris, como sempre dando um show, amei o texto.

    Por Blogger Cristiane Aguiar, às 29 de março de 2011 às 10:32  

  • Oi Cris

    Parabéns pelo lindo texto e mensagem para todas nós.
    Muita paz e felicidade na nova etapa.
    bjs
    Vera Lucia

    Por Blogger Unknown, às 30 de março de 2011 às 14:02  

  • Gostei muito do seu texto. Acho que toda mulher que amadurece sente essa necessidade: uma mudança radical na sua vida. Eu também estou passando por essa processo; ainda um pouco insegura, mas tenho certeza que irei conseguir.
    Parabéns!

    Por Blogger Catavento, às 10 de abril de 2011 às 19:12  

Postar um comentário

<< Home